quarta-feira, 21 de maio de 2014

Relato de uma (segunda) meia maratona....

Ora, domingo, dspertador toca as 7 da matina e eu penso "mas que raio que se passa é domingo nao tenho que trabalhar!!!!"....
Cerebro meio ligado et voilá...a tolinha inscreveu-se na segunda meia maratona da sua vidinha e como a dita cuja era no Peso da Régua, toca de levantar cedinho e por pés a caminho (neste caso, rodas a caminho).
Sempre a amaldiçoar-me e a pensar que haveria tanta coisa melhor para fazer, la tomei o pequeno almoço (iogurte, cereais, banana e mel) e fiz-me à estrada....
Pelo caminho ainda houve tempo para parar na farmacia de serviço para comprar a velha aspirina granulada para tomar antes da prova (obrigada por esse grande conselho Carlos the Voice) para evitar que a temperatura corporal me suba muito....
Viagem tranquila e confusão monumental à chegada à Regua... caos por todo o lado: para estacionar, para levantar dorsais, para apanhar comboio para o ponto de partida...
A minha pessoa, que vai a estas coisas para se divertir e nao para fazer cronometragens rigorosas de tempos e afins la se manteve impávida e serena à espera do comboio e, francamente, a unica coisa que me incomodou, foi nao ter levado o biquini...mal por mal, ja que tive que estar à seca ao sol aproveitava para morenar e não à trolha :)
Apanhado o comboio, la chegamos á partida com meia hora de atraso... Basicamente, meujamigos, prova marcada para a as 11h e aqui a je passa a partida as 11h30.... Confesso que nao me incomodou absolutamente nada, detesto os ajuntamentos da frente da corrida e, por norma, costumo ficar sempre mais atras, por isso para mim nao é novidade passar no portico da partida com com mais de 10 minutos passados desde o tiro de partida...
Foi uma maravilha, sem ajuntamentos, correr ao ritmo que quis, gerir a prova como me apeteceu, sem confusoes nem apertos....Liguei o relogio quando passei o portico e desligue-o na meta e pronto sabia que, nesse aspecto, nao poderia ter mais certezas quanto ao tempo que iria fazer.
Neste aspecto, nao me junto ao conjunto de criticas que ja tanto ouvi aqui e ali...
Quanto à corrida propriamente dita, achei o percurso maravilhoso, com uma vista de cortar a respiraçao, com vinhas e mais vinhas até perder de vista e muitas quintas nas quais so me apeteceu entrar e perder-me la dentro (confesso que pensei varias vezes nisso durante a prova). Percurso basicamente plano e com poucas sombras e, isso sim, é o pior, que correr na hora do "cancaro" ao sol nao é coisa que me agrade... Valeu o vento que sempre ia refrescando e o facto de olhar para o rio que, acredite-se ou nao, acho que me deu um animo e uma refrescadela psicologica que nao estava à espera.
Valeram tambem os tres carros de bombeiros com mangueiras que me deram umas chuveiradas boas e que nao se perdia nada se pudessem ser mais....
Quanto a agua, acho que houve o suficiente, principalmente a partir do km15, em que me pareceu que quase de km a km estavam a fornecer....Faltaram bebidas isotónicas e isso sim é uma falha da organizaçao, porque quem corre sabem como é importante meter açucar a partir dos 10km...
A mim valeu-me o gel que levei (mulher prevenida vale por duas) e que me deu força para aguentar ate ao fim e o unico senao foi mm ter que ter parado para o beber que o raio do cenas, que apesar de ser saboroso era espesso e eu correr e comer ao mesmo tempo é certo e sabido que da muito mau resultado :) 
Confesso que os ultimos 6km me custaram (e o facto do cabrão do mp3 ter ficado sem bateria tambem nao ajudou) e abrandei muito o ritmo, fui parando uns segundos aqui e ali para beber agua e para despejar agua no corpo mas quando vi a ponte para a Regua parece que fui buscar força onde ja nao sabia que a tinha e nos ultimos 500m deu mesmo para fazer um belo dum sprint, bem à maneira de la Ana...
No geral gostei muito da prova, do percurso, do convivio e do incentivo dos conhecidos e nao conhecidos com quem me cruzei.
Foi uma prova muito menos dolorosa que a primeira meia que fiz (a do meia maratona do Porto em setembto do ano passado), em que me senti bem, confortavel , soube gerir o esforço e, gostei sobretudo de ter tido a consciencia que, se quisesse, podia ter acelerado um pouco mais, que as pernas aguentavam mas que pura e simplesmente o instinto me disse para ir assim, confortavel e sem ir ao limite....
No final, nao ha sensaçao igual a passar a meta e sentir o sorriso que vai de orelha a orelha...E, claro, soltar o sonoro "Fo****** consegui" que tanto alivio traz à alma e ao corpo....
O olhar em volta e ver os outros a sorrirem, a abraçarem, a chorarem de felicidade.... é único :)
Depois foi ver-me em busca de uma coca-cola que é a unica coisa que me sabe memso bem depois de um esforço intenso (infelizmente, tive que andar atras de um supermercado para ter esse prazer).
Continuo a dizer que para mim é uma distancia demasiado longa, sei que aguento mas simplesmente entedio-me de fazer a mesma coisa tanto tempo... pronto, se todos gostassemos do mesmo era uma seca :)
Faltou-me algo fundamental mas que esteve sempre comigo em pensamento e que nunca me largou....Faltou-me a minha mãezinha que me fez nao desistir na meia maratona em setembro e que me incentivou a terminar...Por isso Maria Fernanda, se leres isto ficas a saber que tiveste falta a vermelho e que vou ter uma conversa séria com o teu encarregado de educação :)  
E, na volta, trazer umas cerejas maravilhosas, que duraram um dia e que me relembraram o quanto gostei de fazer esta prova.
Done*
PS: e o tempo que fizeste perguntam vocês? o tempo meus amigos....o tempo é menos importante... para uma corredora como eu, o importante é o que relatei acima....o tempo da corrida é um simples pormenorzinho que para mim não tem qualquer importância :)  no dia em que a competição se sobrepuser ao prazer que retiro da corrida e me começar a preocupar com essas coisas...esse será o dia em que deixarei de correr.


E a aqui ficam algumas fotos:


 Morta de esforço mas sempre a rir...que isto nao há que dar parte fraca :)

 O sprint para a meta

 Foto by Joaninha Gonçalves (obrigada querida por esse sorriso lindo de incentivo na meta)





 Alguns do grupo maravilha do team V.A Gaia :)




Ate te como pahhhhhhhh

 

 Foto by Manuel Seguro (Obrigada pela companhia :) ) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário